segunda-feira, 3 de maio de 2010

Tijolo aparente

O tijolo maciço já foi o grande protagonista das construções no Brasil. Por muito tempo, ele reinou absoluto na construção de residências (a família do meu marido que o diga, todas as casas da família possuem as paredes de tijolos maciços aparentes, e estão todas firmes e fortes até hoje).
Atualmente, ele perdeu muito espaço para os blocos, que agilizam a construção e acabam saindo mais em conta. No entanto, ele ainda é bastante utilizado em paredes de destaque, de forma aparente (à vista como é chamado por aqui), sendo o material da própria parede ou como simples revestimento.
Os tijolos maciços possuem diferentes tonalidades e tamanhos, e suas juntas podem ser de três tipos: "cheia", onde a massa é nivelada na superfície, "frisada", onde retira-se a massa entre os tijolos, criando uma pequena profundidade entre as peças e a chamada "junta seca", onde os tijolos apóiam-se diretamente uns sobre os outros.


Tijolo com junta frisada

Tijolo com junta cheia


Tijolo refratário com junta seca utilizado como revestimento em toda a parede

Tijolo com junta cheia


O efeito de pátina pode ser conseguido com caiação - cuja fórmula leva uma lata de cal, duas de areia peneirada e meia de cimento e água. A mistura pastosa é aplicada nas juntas e depois, mais diluída, é passada sobre os tijolos com broxa, como uma tinta - ou a aplicação de uma demão de tinta latex dissolvida em água, na proporção 1:1. Depois, é só lixar e impermeabilizar.

Para quem gosta de espaços rústicos, as plaquetas maciças são uma boa opção como piso. Diferente dos tijolos para parede, possui a superfície lisa, sem relevos nas suas faces. As várias formas de assentamento criam diferentes composições, como por exemplo: assentamento tipo junta de amarração, assentamento tipo espinha de peixe, assentamento tipo dama, etc.

Tijolo utilizado como piso e revestimento


Normalmente relacionado com casas rústicas, o tijolo aparente também pode conferir modernidade dependendo da maneira como é utilizado. Na residência que projetou para seu filho, o arquiteto Eduardo de Almeida utilizou o tijolo somente como vedação, preenchendo os vãos formados pela estrutura metálica de pilares e vigas, e criando "painéis" sem interferência de outros elementos. Para isso, os vãos das portas foram deixados totalmente vazios, e ele utilizou bandeiras de madeira sobre as portas, criando um elemento que contribui para uma uma estética mais limpa, sem os recortes e as interferências de molduras, tão usuais quando pensamos no tijolo aparente.


Casa em São Paulo, projeto de Eduardo de Almeida

Outros bons exemplos:

Casa Brasília, projeto de Isay Weinfeld


Casa Suecia, projeto de Isay Weinfeld


Boa utilização de tijolo de demolição com madeira, vidro e ferro oxidado em projeto de Gianfranco Vannucchi


Casa LC em Santana Parnaíba (SP), projeto de NPC Grupo Arquitetura


SESC Araraquara (SP), projeto de Abrahão Sanovicz e Edson Elito




Biblioteca Virgilio Barco, em Bogotá, na Colômbia, projeto do arquiteto Rogelio Salmona - vale a pena conhecer o trabalho com tijolos feito por esse arquiteto


Se você pretende construir uma parede com o material, pense no efeito que mais lhe agrade e escolha peças com a tonalidade e o tamanho adequados (existem diversas opções no mercado), além de só confiar a execução à um pedreiro de qualidade.

Na hora da compra, siga estas dicas:
Peças com a marca do fabricante estampada garantem a responsabilidade sobre o produto;
Ao bater um tijolo no outro, a emissão de um som metálico demonstra resistência;
Cheque se ele não quebra ou se esfarela com facilidade;
Se o interior da peça estiver cinza, a queima não foi bem feita.

Fonte: Revista Arquitetura & Construção novembro/2002 e setembro/2004
Fonte das imagens: Portal Casa, Arcoweb, Isay Weinfeld e Arquivo pessoal

2 comentários:

  1. Tenho uma duvida quanto aplicar os tijolos de barro no meu quintal como fazer a impermeabilização ganhei um lote de tijolos de demolição será que consigo coloca-los no piso com incidência de sol e chuva mais não queria perder o aspecto dele

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, tudo bem. Por favor nos prestigiem visitando o museu digital do tijolo antigo www.museudotijoloantigo.blogspot.com.br grato...que em breve terá sede própria. Obrigado e um forte abraço...

    ResponderExcluir